Dentre as opções que você pode ter de bebidas para levar em um churrasco com os amigos, você se depara com o refrigerante zero e a cerveja sem álcool na prateleira do supermercado. Nesse momento você se questiona qual das duas opções faz menos pior para seu corpo. Foi essa situação que o canal Olá, Ciência! descreveu no muito bem feito vídeo REFRIGERANTE ZERO ou CERVEJA SEM ÁLCOOL: Qual é PIOR?
Tirar o álcool da cerveja foi suficiente para tornar uma opção saudável? Ou será que o fato do refrigerante zero não ter calorias faz dele a melhor opção? O quanto o sódio e os adoçantes do refrigerante zero pesam nessa balança?
A decisão precisa ser apoiada na qualidade nutricional e nos possíveis impactos à saúde de cada bebida. O refrigerante zero tem a vantagem de não conter calorias e ser zero açúcar, o que é excelente para quem está controlando o peso ou a glicose no sangue. Ele é uma ferramenta importantíssima para começar a adaptar o paladar a comer menos doce em dietas mais restritivas porque sacia essa vontade, sem adicionar calorias.
Ponto pra ele porque a cerveja tem calorias. Só que ao mesmo tempo, o refrigerante zero é um ultra processado, com adoçantes artificiais e aditivos que quando consumidos em excesso e junto com os aditivos de outros alimentos podem ter efeitos desconhecidos na saúde. Ponto pra cerveja sem álcool que é um produto minimamente processado, com poucos ingredientes.
Quanto aos nutrientes, apesar do refrigerante zero não oferecer nenhum além do sódio e ser só uma água com gás com um gostinho diferente, é claro que você não vai consumir cerveja sem álcool buscando nutrientes. Então eu nem considerei essa diferença como uma vantagem da cerveja na nossa batalha. Por isso, pela primeira vez na nossa batalha nutricional, estamos empatados na reta final.
E o que vai decidir não é necessariamente uma questão nutricional, mas sim o seu objetivo: se você quer algo capaz de matar a vontade de comer doce e controlar as calorias é algo importante pra você, vai de refrigerante.
Agora se você quer abandonar de vez o álcool, confia em mim e vai de cerveja sem álcool. Eu sei que o preço pode ser um pouquinho mais alto, mas o sabor é praticamente idêntico e você vai tomar um produto com poucos ingredientes e que ainda tem poucas calorias. Além disso, vai conseguir superar aquela pressão social de beber que eu sei que é muito chata para quem não bebe.
Agora, em um contexto de consumo diário, nenhuma das duas bebidas deveria ser consumida. A escolha ideal, é claro, é sempre priorizar bebidas naturais, como água, chás sem açúcar ou até mesmo sucos naturais sem adição de açúcar se o comparativo for com refrigerante ou cerveja. Quando a Lucrécia tem refri zero de um lado e uma cerveja 0% álcool do outro, nesse contexto de um evento comemorativo, como um churrasco, simplesmente, tanto faz.
Consumir algumas calorias a mais de 3 ou 4 garrafas de cerveja sem álcool não vai fazer mal algum se ela controlar a alimentação durante a semana. Do mesmo jeito que consumir 1 litro de refrigerante eventualmente durante um dia também não vai colocar pra dentro uma quantidade de substâncias nociva à saúde. Mas a Lucrécia foi de cerveja sem álcool, simplesmente porque é muito bom você conseguir curtir a festa e o sabor da cerveja, sem ter aquela pressão de não estar bebendo e, claro, sem sofrer os efeitos danosos do álcool.
Caso queira assistir ao vídeo completo: